/
/
/
Redecorar a casa em 5 passos: o guia para mudanças simples, baratas e lindas para o seu lar
Admirare-Redecorar-a-casa-em-5-passos-o-guia-para-mudancas-simples-baratas-e-lindas-para-o-seu-lar

Redecorar a casa em 5 passos: o guia para mudanças simples, baratas e lindas para o seu lar

Compartilhe

Admirare Redecorar a casa em 5 passos o guia para mudancas simples, baratas e lindas para o seu lar
Ter uma casa bem decorada interfere diretamente na beleza da residência e no bem-estar dos moradores. Daí a necessidade de unir funcionalidade e bom gosto na decoração do imóvel. É em casa que passamos a maior parte do tempo e, justamente por isso, nosso lar doce lar precisa ser bonito, agradável e confortável. 
Quando se trata de decorações residenciais, é fundamental investir tempo no projeto decorativo e apostar em ideias diferenciadas para trazer um toque de aconchego e personalidade para os ambientes, sem perder de vista o equilíbrio visual, a coerência e a praticidade, afinal, de nada adianta ter uma decoração maravilhosa e pouco prática e funcional no dia a dia. 
Embora alguns acreditem que a decoração de uma casa é algo supérfluo, decorar o lugar onde se vive é indispensável para a qualidade de vida e até mesmo para a produtividade cotidiana. Como se não bastasse, as decorações ajudam na promoção do equilíbrio e satisfação. 
Pensando nisso, preparamos um guia para decorar e redecorar a sua casa de um jeito simples e econômico, sem a necessidade de contratar mão de obra especializada ou gastar excessivamente com reformas. Com as nossas dicas, os ambientes do seu lar podem ser transformados sem quebra-quebra, sem transtorno e sem investir rios em dinheiro. 
Ficou interessado? Então vem conferir cinco passos para renovar o visual da sua residência. Boa leitura!

01 – Acabe com a padronização de todas as paredes do cômodo da casa

Uma forma simples e barata de redecorar a casa é mudar o visual das paredes. Tais superfícies apresentam uma série de possibilidades decorativas que não pesam no bolso. 
Não padronizar as paredes da casa ou escolher uma única cor para pintá-las. Evite a monotonia e fuja da previsibilidade apostando em estratégias diferentes para mudar o visual das paredes. Confira a seguir algumas sugestões:

Papel de Parede

Os papéis de parede são verdadeiros clássicos da decoração. Listrados, florais, adamascados, com poás, arabescos ou desenhos temáticos, eles podem ser usados da cozinha aos quartos infantis. Em ambientes úmidos, como o lavabo, copa e banheiro, eles devem ser vinílicos e impermeáveis. Já nos quartos, salas e escritórios, é possível usar papéis convencionais. Vale destacar que as texturas de linho ou camurça estão super em alta! A aplicação deve ser feita com cautela, usando cola específica e tomando cuidado para fazer emendas perfeitas.

Adesivo decorativo

Os adesivos decorativos conquistaram o coração dos brasileiros pela praticidade e economia. Eles são baratos e fáceis de aplicar. Além disso, podem ser usados em todos os ambientes da casa, desde que você escolha adesivos que combinem com o estilo do espaço. Nos dormitórios das crianças, por exemplo, motivos infantis, como por exemplos, bichinhos, estrelas e flores são bem-vindos. Adesivos digitais de personagens também são bem vindos! Já em salas e dormitórios de adultos, aposte em adesivos mais clássicos, a exemplo dos arabescos.
Vale adesivar também painéis de vidro usando fotos impressas. No home theater, adesivos de claquetes e filmes ficam interessantes, enquanto na cozinha, silhueta de utensílios e frases que reforcem o seu lado gourmet são ótimas pedidas. 

Textura

Outra solução que pode transformar suas paredes é investir em texturas. Elas podem ser feitas na área interna ou externa da casa, preferencialmente em uma única parede para aumentar o destaque. O acabamento da textura traz mais vida aos ambientes e pode agregar personalidade aos cômodos.
Existe a textura rústica, o grafiato, textura riscada, textura granulada, textura camurça, dentre outras. O serviço especializado não custa caro, mas se você desejar fazer a textura por conta própria, siga as orientações do fabricante, assista tutoriais na internet e teste em uma pequena superfície de madeira.

Quadros

Suas paredes estão pintadas, lisas e você não pretende fazer grandes mudanças? Então aposte em quadros para embelezá-las. Vale usar obras de arte, fazer uma galeria com quadros de fotos, gravuras, quadros de tecido e até mesmo fazer um composê com molduras vazias. O resultado fica original e super charmoso! Cumpre ressaltar que ao usar vários quadros em uma mesma parede, é importante que tanto as imagens quanto as molduras dialoguem entre si para que haja uma coerência e equilíbrio visual.

Pintura

Claras ou escuras, discretas ou vibrantes, as cores podem transformar a aparência das paredes. Mais do que isso, as diversas tonalidades de tintas provocam sensações e traduzem sentimentos. O branco inspira paz e tranquilidade, o amarelo e o laranja trazem energia para os espaços, o verde remete à natureza e esperança, o azul é sinônimo de serenidade, já o vermelho, ao mesmo tempo que simboliza paixão, pode trazer instabilidade emocional. Daí a importância de escolher as cores da pintura com cautela.
É possível também inovar por meio de técnicas inovadoras de pintura, como o Tie Die (degradê), listras, desenhos e a super tendência chalk board (lousa). Há de se acrescentar que a pintura pode gerar efeitos visuais. Um ambiente todo claro, por exemplo, parece mais amplo, enquanto os espaços escuros ficam menores e mais aconchegantes. Para fazer o pé direito parecer maior, invista em cores mais claras no teto do que na parede. Se a intenção for diminuir o pé direito, é hora de inverter! Aposte no texto mais escuro e nas paredes mais claras.

02 – Dê novas utilidades aos objetos de sua casa

Em tempos consumo consciente e sustentabilidade, uma das melhores opções para economizar na redecoração da casa é dar novas utilidades aos objetos da residência. Dá para reformar itens antigos pintando e consertando. Além disso, dá  para reciclar elementos como pallets, garrafas, pneus, caixas e latas. É só usar a criatividade e colocar em prática os seus dotes manuais. A proposta DIY (“Do It Yourself”, ou “faça com as próprias mãos”) está muito em alta, evita gastos excessivos e desperdícios.
Além dessas possibilidades,  é possível também mudar a funcionalidade dos móveis e objetos. Um pufe pode ser remanejado para o quarto e virar criado mudo, um nicho de parede pode se transformar em mesinha de canto, bandejas podem ser usadas para colocar documentos ou cosméticos, gavetas podem assumir o papel de estantes de parede, banquinhos podem servir para colocar as plantas, escadas podem virar revisteiros e por aí vai. Não há limites para o reaproveitamento!

03 –  Roupas de cama, mesa e banho podem mudar completamente o visual do ambiente

Renovar o enxoval da casa é uma maneira prática de trazer novos (e belos) ares para a residência. Assim como a cada temporada, apostamos nas tendências de moda para transformar nossos looks, a nossa casa pede novas “roupas” de tempos em tempos! Sim! É preciso vestir a casa com itens de cama, mesa e banho para dar um up na decoração e deixar os ambientes mais bonitos, confortáveis e aconchegantes. Veja a seguir o checklist com as peças de enxoval que não podem faltar na redecoração da sua casa:

  • Toalhas de banho;
  • Toalhas de rosto;
  • Toalhas de mesa;
  • Colchas, cobertores e edredons;
  • Capas de almofada;
  • Capa de sofá;
  • Cortinas.

Ao escolher as roupas de cama, mesa e banho, considere não apenas a estética, mas também a qualidade e o conforto. Priorize marcas com boa reputação, como por exemplo, a Santista, Lancer, Lepper, Sultan, Toalhas São Carlos, Arte Cazza, Bela Janela, dentre outras.
Veja também o tipo de tecido e fuja dos materiais que favorecem o surgimento de bolinhas. No que se refere às roupas de cama, é melhor que os tecidos tenham um toque bem macio. Quanto mais fios, melhor! Vale ressaltar que no outono inverno, os materiais quentinhos são super bem-vindos. Já na primavera e no verão, é melhor escolher tecidos frescos como o algodão.
As cores e estampas devem ser escolhidas de acordo com o estilo da decoração. Se você deseja seguir uma linha mais clássica e discreta, aposte em peças lisas e de cores sóbrias. Para um visual mais moderno e irreverente, invista em itens coloridos e estampados. Pode usar florais, étnicos, animal print, listras, xadrezes e poás sem medo de ousar, mas para evitar erros decorativos ou excessos visuais, é interessante que as bases sejam neutras. Caso opte pelo mix de estampas, é indispensável que as padronagens fiquem harmoniosas juntas.

04 – Colunas, vigas, escadas… Todo espaço pode (e deve) ser utilizado para redecorar a casa

Você sabia que todos os cantinhos da casa podem ser aproveitados? Até os lugares mais imprevisíveis podem render um charme a mais e deixar a decoração interessante. Normalmente, áreas como as escadas, colunas e vigas são esquecidas e deixam de ser aproveitadas como poderiam, entretanto, se você souber utilizar esses espaços, a decoração ficará incrível. Confira as nossas sugestões para aproveitar as vigas, colunas e escadas!

Vigas

As vigas fazem parte da estrutura dos imóveis, mas você também pode explorar o potencial decorativo delas. Há quem prefira ocultar as vigas na decoração, porém, as vigas aparentes estão super em alta, especialmente nos projetos com estilo industrial, marcado pelo cimento queimado, mistura de materiais (ferro, concreto e vidro), tijolos expostos e vigas em destaque.
Ao invés de velar as vigas, contraste a frieza delas com peças quentes e irreverentes como vasos e tapetes coloridos. Vale usar as vigas também como suporte para expor molduras, quadros, jardins verticais, fotos, painéis, etc. Revestir as vigas com espelhos e adesivos também é permitido.

Colunas

Assim como ocorre com as vigas, as colunas permitem uma série de composições. Elas podem ser usadas para fixar fotos, objetos decorativos, pratos e muito mais. Para dar destaque à coluna, invista em uma iluminação direta. O efeito fica maravilhoso!

Escadas

O vão embaixo da escada pode – e deve – ser aproveitado na decoração residencial, tornando os espaços mais bonitos e funcionais. Dá para montar uma biblioteca particular instalando prateleiras e nichos para colocar as obras. Também é possível montar um home office. Basta colocar uma escrivaninha, cadeira e computado nesse espaço. Para completar, quem deseja trazer um toque natural para o ambiente, pode fazer um charmoso jardim interno.
05 – Mude os pisos sem obras ou muita sujeira
O piso é um aspecto muito importante da casa, pois junto com as paredes, ocupa boa parte do nosso campo visual. Com o passar do tempo, os revestimentos acabam se desgastando por conta do acúmulo de sujidades e circulação de pessoas.
Como substituir o piso requer altos gastos com materiais e mão de obra, nem sempre é possível investir na reforma. Além das despesas, a troca do piso gera transtornos, barulho, poeira e quebra-quebra. 
Se você não pode colocar porcelanato, trocar a cerâmica, investir revestimento de madeira ou piso laminado, pagar por mármore ou granito, não desanime! Existem boas possibilidades para renovar o piso de forma rápida e sem gastar muito. 
Uma ideia é recorrer à pintura especial para pisos com tinta epóxi. Em pequenas áreas, o resultado é interessante. A tinta tem um preço acessível, mas para que a cobertura e acabamento sejam perfeitos, é preciso respeitar as instruções de uso do fabricante. Além disso, é necessário ter paciência. Embora não seja um bicho de sete cabeças, a pintura não é tão simples quanto a pintura de paredes. 
Outra solução bacana e ainda mais prática é investir em tapetes. Eles renovam completamente os espaços e disfarçam as imperfeições do piso. Além disso, os tapetes agregam estilo e beleza aos ambientes, bem como, trazem mais conforto térmico e proteção acústica para a casa. Existem tapetes de diferentes cores, formatos e tamanhos. Eles podem ser quadrados, redondos ou retangulares. A escolha fica a seu critério no que diz respeito à forma, mas o ideal é que você prefira sempre os modelos antialérgicos e opte por cores e estampas que combinem com o restante da decoração. Em relação às dimensões, escolha um tapete com tamanho proporcional ao espaço. Não é interessante usar tapetes muito pequenos em espaços grandes e vice-versa.   
A limpeza com aspirador de pó deve ser feita semanalmente, especialmente se você tiver pets em casa. Além de manter a higiene e prevenir problemas respiratórios, isso ajudará a manter o tapete conservado. 
Viu como existem maneiras incríveis de renovar a decoração da sua casa sem gastar muito? Quando a criatividade entra em cena, é plenamente possível manter a decoração com um visual atualizado, bonito e aconchegante.
Redecorar a casa é um jeito de colocar um pouco da personalidade dos donos em cada cantinho e isso deixa os ambientes cheios de estilo e identidade, o que favorece o bem-estar e felicidade. Sendo assim, se você está em busca de novos ares, mas não pretende fazer grandes reformas, use seu poder criativo e coloque as nossas dicas em prática. Você vai ver como seu lar vai ficar mais agradável. Sua casa, os moradores e as visitas agradecem!
redecorar a casa


Compartilhe

Este site armazena cookies em seu dispositivo. Usamos essas informações para melhorar a sua experiência. Para mais informações acesso nossa Política de Privacidade

O que está buscando?

Comece a digitar para buscar automaticamente

Carrinho0
Seu carrinho está vazio =(
Continuar Comprando
0