Tecido para cortina: aprenda a escolher
As cortinas são fundamentais para qualquer decoração de ambiente. Entre as principais questões que devem ser levadas em conta na hora da escolha desse item, está o tecido. Tanto para melhorar na ornamentação do cômodo, como para facilitar a limpeza no futuro, o tecido para cortina vai muito além de estampas e cores agradáveis. Aprenda a escolher o tecido para cortina com ajuda das dicas abaixo.
Cuidados com a iluminação do ambiente
O tecido para cortina influencia diretamente na iluminação do ambiente. Nesse caso, qualquer tipo de tecido é bem-vindo, mas você precisa ter uma noção prévia do resultado que deseja. Por exemplo, tecidos mais finos podem ser usados com sobreposição. Essa técnica inclui tanto dois tecidos costurados juntos como o popular tecido de bloqueio. O segundo caso é sempre mais viável por lhe dar a opção de ter um ambiente mais ou menos iluminado e sem tirar o charme da cortina.
A dica do bloqueio (ou black out) vale principalmente para quartos, onde em determinados momentos, a baixa luminosidade favorece o sono e o descanso.
Conheça os principais tipos de tecido para cortina
Saber que tecido para cortina utilizar é indispensável. Geralmente, são comercializadas peças dos seguintes materiais:
Black out
A cortina blackout pode ser encontrada de dois tipos: de PVC, que bloqueia 100% da luz e ajuda a reter o calor e o 100% poliester, que corta em torno de 80% da luz. Geralmente se usa esse tecido para cortina em quarto e sala que se deseja menos luminosidade no espaço em determinados horários. Você pode usar unicamente o black out ou em conjunto com outro mais fino, como o voil.
Voil
Bem transparente, é o tecido para cortina mais comum nas decorações de ambiente. Vale a pena apostar no voil com sobreposição para quem deseja bloquear a luminosidade do espaço, pois ele é bastante fino e figura mais como peça decorativa.
Shantung
Bastante elegante, o shantung é uma espécie de seda utilizada para cortinas. Ele tem uma semelhança também com o voil, mas é bem menos transparente.
Linho
Perfeito como tecido para cortina de ambientes mais clássicos. O linho é muito utilizado em espaços comerciais como clínicas e escritórios.
Richalieu
Esse é o tecido para cortina mais indicado para ser usado em banheiro e cozinha. A dica é válida por ser um pano lavável e com maior resistência à calor e produtos químicos.
Como escolher o tecido para cortina ideal
Além do tecido para cortina perfeito, você precisa levar em conta também outros pontos.
Varão
É onde a sua cortina ficará presa. Cortinas com black out, por exemplo, algumas vezes podem precisar de um varão duplo e, preferencialmente de ferro ou um material mais resistente. Para quem possui divisória de gesso, os tradicionais trilhos de cortina são os mais indicados para evitar que o tecido se rasgue.
Tamanho
Se você comprar a cortina já pronta, não precisará se preocupar tanto com essa questão, mas se o caso aqui é comprar o tecido para cortina e depois costurá-la, lembre-se sempre de levar em conta as sobras necessárias. As barras e o que vai sobrar da janela depende de tecido para tecido. Observe também se o pano escolhido tendencialmente esticará com o tempo, para evitar ter uma cortina arrastando no chão. Levar em conta também se ele encolhe com a lavagem é importante.
Depois de conhecer essas dicas, agora é só escolher o melhor tecido para cortina da sua casa. Você ainda tem alguma dúvida sobre esse assunto? Entre em contato com a gente! Deixe seu comentário!