Qual é a diferença entre os tecidos e suas aplicações?
Dúvidas em qual tecido é melhor para lençol, capa de sofá ou até mesmo a roupa que vestimos? Preparamos esse artigo com informações técnicas de alguns tipos de tecidos e onde geralmente são usados.
Tecido de Microfibra
Os tecidos de microfibra são usados em uma grande variedade de artigos, os artigos mais comuns são capas de almofadas, travesseiros, lençóis, fronhas, uniformes esportivos, roupas íntimas entre outros. O tecido de microfibra tem o toque macio ótimo caimento, secagem rápida e não amassa fácil. Geralmente o tecido é composto de fibras sintéticas, fazendo com que tenha um ótimo custo benefício.
Tecido de Malha
Os tecidos de malha são caracterizados pelo entrelaçar dos fios têxteis, sendo esses sempre no mesmo sentido – ou todos na trama (horizontal) ou todos no urdume (teia), esse tipo de tecido possui a elasticidade necessária para criar peças confortáveis. Por ser maleável, a malha é perfeita para peças de academia, peças que desamassam facilmente e roupas mais confortáveis. Geralmente em roupa de cama é usado o tecido de malha de algodão por conta da maciez, já a malha de poliéster, é comumente usada em capas de sofá e capas de colchão por conta da durabilidade.
Tecido Misto
O tecido misto é muito usado em roupas de cama, a mistura mais comum é entre algodão e poliéster. Um tecido misto de poliéster e algodão é bem versátil, tem a leveza do algodão, a durabilidade do poliéster e não é fácil de amassar. A roupa de cama feita com esse tipo de tecido encolhe muito pouco se comparada a roupa 100% algodão.
Tecido de Seda
A seda é utilizada para produção de tecidos leves, brilhantes e macios. Os tecidos são usados geralmente em roupa de cama, camisas, vestidos, blusas, gravatas, xales, luvas etc. A seda tem uma aparência cintilante, devido à estrutura triangular da fibra, parecida com um prisma, que refrata a luz. O toque é muito suave, e por ser um tecido feito com uma fibra de proteína animal feita de forma natural, oferece benefícios para a saúde da pele e cabelos, é respirável (portanto fresco) .
Os extratos de seda são absorvidos pela pele com muita facilidade, permitindo que antioxidantes poderosos e aminoácidos ajudem na reparação das células, regeneração celular e condicionando a pele para melhorar sua elasticidade e resiliência. A seda não representa somente luxo, funciona também como um tratamento e ajuda a dormir melhor.
Tecido de Cetim
O tecido de cetim é suavemente brilhante, originário da China, a princípio produzido em seda com tramas bem apertadas. Por conta de evolução da tecnologia, hoje o raiom e outras fibras sintéticas estão na composição de versões menos nobres. De aspecto delicado e sofisticado, o cetim é uma ótima opção para roupa de cama. É mais indicado o seu uso em dias mais frios, pois por ser um tecido sintético, acaba não sendo tão fresco como os tecidos de fibras naturais.
Tipo de tecido em que o fio de urdume aparecem mais que os da trama. O resultado é alto brilho provocado pelo reflexo da luz.
Tecido de aspecto brilhante, liso, de toque fluido e macio. Isto é conseguido a partir de flutuações dos fios de urdume. Pra quem quer um jogo de cama com toque macio e preço acessível, o cetim é uma ótima escolha.
Quantidades de fios nos tecidos e suas diferenças
A quantidade de fios são contados a partir de 1 polegada quadrada, que é um quadradinho de 2,54cm x 2,54cm. Então quando há na descrição de um jogo de cama que um tecido é de percal 180 ou 300 fios, quer dizer que em cada pedacinho de tecido de 2,54cm quadrado, poderemos ver (com a ajuda de um conta fios) aquela quantidade de fios.
O mais comum são os de 140 fios por conta do valor, porém a qualidade e maciez não é a mesma comparada ao de 300 fios.
O tecido para ser considerado percal, precisa ter no mínimo 180 fios, pode ser 100% algodão ou misto (Poliéster/Algodão). Geralmente você encontra no mercado com facilidade os tecidos 140, 150 e 180 fios. A quantidade de fios determina muitas vezes o valor, quanto mais fios tiver o tecido mais macio será. E o tecido misto na maioria das vezes o custo será menor quando comparado aos de fibras naturais.
O lençol de 140 fios misto geralmente é feito em 50% Algodão 50% Poliéster e tem um ótimo custo benefício, por ter em sua composição o Poliéster, é fácil de passar e tem uma maior durabilidade.
O lençol percal de 180 fios misto geralmente é feito em 50% Algodão 50% Poliéster, tem um ótimo custo benefício comparado ao 100% algodão, por ter uma quantidade maior de fios seu toque é mais macio. O tecido não amassa com facilidade por conta do Poliéster e sua durabilidade é maior fazendo desse tipo de roupa de cama uma ótima opção para quem gosta de qualidade a um preço acessível.
O lençol de 150 fios 100% algodão é feito com fibra natural, tem um preço acessível comparado aos que tem mais fios, é fresco, macio e pode ser uma excelente escolha por conta do preço e da qualidade.
O lençol percal de 180 fios 100% algodão é feito com fibra natural, tem o toque muito, macio, é um tecido fresco indicado para dias quentes e frios, é encontrado com facilidade nas lojas e o preço é acessível.
O lençol percal de 300 fios 100% algodão é feito com fibra natural, indicado para quem não abre mão da qualidade, por ter 300 fios por polegada quadrada, acaba sendo feito com fios finos fazendo com que o tecido fique mais macio e suave. É uma ótima escolha para quem gosta de conforto no sono.
O lençol percal de 600 fios 100% algodão é feito com fibra natural, indicado para quem gosta de lençol confortável e luxuoso, é composto de um tecido nobre com toque acetinado e por ter 600 fios por polegada quadrada, cada fio precisa ser mais fino fazendo com que o tecido fique ainda mais macio. Esse tipo de lençol por ter um valor mais elevado é um pouco mais difícil de encontrar, geralmente é vendido em lojas especializadas.
O lençol percal de 1000 fios 100% algodão é feito com um tecido fresco e nobre, por ter 1000 fios por polegada quadrada, seu toque fica macio e super confortável. Esse lençol com certeza é o mais indicado para quem quer ter uma noite tranquila e luxuosa. Pra quem gosta de conforto no sono é uma ótima escolha.
O que achou do nosso artigo? Se conhece mais algum tipo de tecido, comente conosco.