5 diferenças entre cortinas e persianas
Você provavelmente já utilizou – ou utiliza – esses dois tipos de peças nas janelas da sua casa, mas saberia nos contar quais as diferenças entre cortinas e persianas? As duas peças têm praticamente a mesma função, mas diferenciam-se em aspectos importantes. São exatamente esses que contribuem para a sua decisão de compra.
Para que você tenha ambientes mais bem iluminados e decorados, mostramos cinco diferenças entre cortinas e persianas para você entendê-las de vez.
1.Tipo de fabricação é um diferencial
A fabricação das duas peças é uma das principais diferenças entre cortinas e persianas. As cortinas são fabricadas a partir de tecidos, de uma forma muitas vezes artesanal. Eles possuem um caimento completo e podem ser combinados com sobreposições ou itens decorativos.
Já as persianas utilizam alumínio, madeira, plástico ou qualquer outro material de origem mais rústica. Esse detalhe faz toda diferença na hora de utilizar uma cortina ou persiana rústica para decorar o seu espaço.
2. Estilo diferenciado na decoração
As persianas são muito mais informais e perfeitas para um ambiente descontraído do que as cortinas. Claro que o dependendo do material de fabricação, essa inversão de conceitos acontece. Contudo, se você procura agregar mais valor estético para o seu espaço, as cortinas de tecido serão muito mais indicadas.
Os ambientes profissionais, como salas comerciais e escritórios devem, preferencialmente, ter persianas. Elas são neutras e possuem uma praticidade maior para abrir e fechar. Essa talvez seja a única exclusão de caso quando se fala em estilo para o ambiente.
3. Bloqueio de luminosidade para o seu ambiente
A capacidade de bloquear a luminosidade excessiva de um ambiente é uma das grandes e melhores diferenças entre cortinas e persianas. O primeiro tipo de peça – principalmente com modelos blackout – permite um controle muito maior da luminosidade de seu espaço. As persianas são até bem utilizadas em quartos, mas as cortinas com bloqueio de luz são bem mais indicadas.
É importante lembrar que, se você não quer utilizar uma cortina blackout – principalmente se o seu ambiente tiver pouca ventilação, porque esse tecido bloqueia mais o vento que entra pela sua janela -, as persianas são as melhores opções. Contudo, é necessário escolher um material mais firme e um modelo sem brechas para que a luminosidade seja controlada.
4. Tecnologia mantém as diferenças entre cortinas e persianas
É possível aplicar motores para abrir e fechar cortinas, mas geralmente isso é feito de forma manual. Já as persianas permitem facilmente a aplicação de um motor que funciona a partir de controle remoto. Espaços maiores tendencialmente pedem cortinas ou persianas maiores e, nesses ambientes, as peças motorizadas fazem toda diferença.
5. Limpeza e durabilidade
Na hora de comprar qualquer peça decorativa para o seu ambiente, a limpeza e a durabilidade precisam ser levadas em conta. Essas também são diferenças entre cortinas e persianas que favorecem a compra de uma peça e não de outra. As persianas são muito mais fáceis de limpar e você não precisa retirar toda a peça para fazer essa manutenção. Dependendo do tipo de material, as persianas também são mais duráveis.
Com essas cinco diferenças entre cortinas e persianas você já consegue decidir entre um produto ou outro? Conta para nós nos comentários!