Entenda as diferenças dos tecidos para roupa de cama e veja como escolher o ideal
Quem está montando o enxoval, certamente vai ficar em dúvida com a variedade de produtos disponíveis no mercado de cama, mesa e banho. Algodão egípcio, percal, 180 fios: tudo isso pode soar estranho aos ouvidos de quem tem a tarefa de comprar colchas, edredons, lençóis e mantas, mas, tão estranho quanto necessário, é aprender esses termos e saber diferenciar um tecido do outro, afinal, disso depende o seu conforto. Continue lendo o nosso artigo e vire um expert em tecidos de enxoval. Entenda as diferenças dos tecidos para roupa de cama e veja como escolher o ideal!
Microfibra: resistente e antialérgico
A microfibra é um dos tecidos queridinhos da atualidade quando se trata de roupas de cama. Resistente, antialérgico e com o toque macio, esse tecido para roupa de cama tem sido muito usado na confecção de cobertores, edredons e mantas. O mais interessante é que a microfibra aquece na justa medida, pois possibilita trocas térmicas. Além disso, ela tem um enorme potencial decorativo, seca rápido e oferece respirabilidade. Vale ressaltar que a microfibra é um tecido sintético de poliéster ou poliamida
Algodão: tecido tradicional
O algodão é um dos tecidos para roupa de cama com características únicas. Ele é natural, marcado pelo conforto, durabilidade e versatilidade. Nos climas frios, ele funciona como isolante térmico, protegendo o corpo das baixas temperaturas. No calor, ele é agradável ao toque, mas não esquenta rigorosamente. Para completar, o algodão é hipoalergênico, ou seja, tem baixíssima tendência a provocar reações alérgicas.
Percal: bom preço e fácil de passar
Um dos tecidos para roupa de cama tradicionais do mercado brasileiro é o percal. Os lençóis de percal podem ser puros ou mistos, isto é, 100% algodão ou 50% poliéster e 50% algodão. Eles são feitos a partir de 180 fios e a versão mista é mais barata e fácil de passar. O puro, por sua vez, é mais macio e durável, já que não forma aquelas bolinhas sobre o tecido. Vale acrescentar que o algodão puro é mais fresco do que o misto.
Dicas para escolher tecidos para roupa de cama ideal
Para você saber escolher qual os melhores tecidos para roupa de cama para sua necessidade, algumas dicas podem te ajudar a selecionar o modelo certo:
- Quanto maior for a quantidade de fios dos tecidos para roupa de cama, mais macia e durável será o material. Aposte em colchas e lençóis de, no mínimo, 150 fios para garantir uma textura agradável ao toque;
- Tecidos de 100% algodão, com 400 fios, são nobres e possuem um toque acetinado. O algodão egípcio, por exemplo, é perfeito para quem busca maior sofisticação e está disposto a pagar mais caro por isso;
- A seda e o cetim não são tão recomendáveis para roupas de cama, pois apesar da textura macia, eles retêm calor;
- O toque do linho não é confortável para roupas de cama e, se ele estiver engomado, acaba retendo muito calor;
- Pense na estética e no preço dos produtos, mas não abra mão do custo-benefício. É sempre melhor investir em roupas de cama mais confortáveis e duráveis.
E aí, você gostou das nossas dicas? Vai ficar mais fácil escolher seus lençóis, colchas, fronhas, mantas e edredons a partir de agora que você conhece as diferenças entre os tecidos para roupa de cama? Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Comente!
Está preparando o seu enxoval para sua nova casa? Que tal conferir esse checklist especial que preparamos para você? Clique e faça o download agora mesmo!