Como escolher a melhor cortina para decoração de quarto pequeno?
Decorar espaços pequenos sempre gera um pouco de dúvidas. Saber como organizar o local sem que fique aquele amontoado de coisas e visualmente poluído não deve ser um tabu. Você pode ter sempre o melhor resultado, se tiver em mãos as melhores dicas.
Acompanhando o blog, com certeza você já encontrou ótimas dicas para usar e escolher cortinas para os diversos cômodos da sua casa. Nesse post, falaremos exclusivamente de dicas que lhe ajudarão na escolha da melhor cortina para decoração de quartos pequenos. Confira e tire todas as suas dúvidas.
Tamanho ideal para cortina do seu quarto
Antes de escolher a melhor cortina para decoração de quartos pequenos, atente-se ao tamanho da peça. Não é conveniente para decoração do espaço ter pano muito além da área a ser coberta. O convencional é que a sobra não ultrapasse os 20 centímetros da janela, para o lado, além do mesmo comprimento abaixo da parede com o chão.
A mesma regra vale para tecido menores. Evite também sobras com menos de 15 centímetros, pois essas ficarão muito rentes à janela e não bloquearão a luminosidade externa. Esse mesmo tamanho deve ser considerado para o final da sua cortina com o chão. Caso escolha uma peça comprida, ela deve terminar exatamente onde termina a parede ou um pouco acima, nunca além dos 15 centímetros de base.
Escolhendo o melhor tecido para cortinas de quarto
Sim, há bastante diferença entre uma cortina para quarto e uma cortina para a sala, por exemplo. Claro, também, que há casos onde uma peça pode ser utilizada em mais de um ambiente, mas na maioria das vezes, atentar sobre as características do tecido, tamanho e, principalmente, bloqueio contra a entrada de luz, faz toda diferença.
Para que você fique livre de ter muitas cortinas em casa, uma saída bem eficiente e também barata, é optar por peças feitas em tecidos de blackout. Dessa forma, você tem a opção de comprar cortinas em tecidos e cores diversos, inclusive as com transparência que dão uma leve incrível ao seu espaço. Você encontra muitos tecidos para cortinas com bloqueio no mercado. Indicamos o uso de blackout em PVC.
Cores e estamparias mais discretas
Você não tem muito espaço, portanto, não é indicado exagerar ao escolher a melhor cortina para decoração de quartos pequenos. Se o quarto for de criança, é bem comum que os pais optem por fazer uma decoração temática e as cortinas sempre entram no ritmo. Nesse caso, ou tenha uma estampa menor e mais discreta, evitando muitas cores e desenhos diferentes, ou escolha uma cor única, que esteja dentro do padrão da decoração.
Falando em cores, também evite aquelas cortinas que comprimem o espaço. Preto, azul escuro e qualquer tonalidade mais fechada, vai dar a impressão que o seu quarto é bem menor do que a realidade. Uma boa saída é traçar uma parede monocromática, dando a sensação exatamente contrária, de que você tem um quarto mais amplo. As cortinas brancas e cinzas sempre caem muito bem nesses ambientes.
Escolher a melhor cortina para decoração de quartos pequenos não é algo difícil, concorda? Agora você pode comprar sem medo a peça, lembrando sempre das dicas do post! Gostou? Deixe seu comentário e compartilhe a sua opinião com a gente!