A prova de que cortina é exatamente o que você estava procurando
Qual a principal finalidade para a utilização de cortinas? Será que é para diminuir parcial ou totalmente a incidência de luz naquele determinado ambiente? Ou para evitar uma certa exposição de sua privacidade para os seus vizinhos?
Principalmente se tratando de pessoas que residem em apartamentos, no qual a posição das janelas (de frente para outra) torna-se até mesmo invasivo, tirando a privacidade do morador.
Confira e tire suas dúvidas a respeito do tema:
Qual a cortina mais indicada?
Existem cortinas dos mais variados modelos e tamanhos, com varões ou trilhos, de fibras maturais ou sintéticas. Mas como já foi dito, um fator determinante na escolha desse produto é a finalidade pelo o qual ele está sendo adquirido, qual a necessidade de ser colocado em determinado local.
Os tecidos mais utilizados são os de fibra sintética, como um voil, por conta do material ser mais resistente e de fácil lavagem.
Esse tecido é bastante utilizado, tendo diversas tonalidades, além de possuir estampas super charmosas.
Optar por ele é uma escolha mais do que certa, mas por conta de sua transparência, requer um forro ou outra camada, principalmente se você deseja privacidade e 100% de escuridão.
Mas isso não te impede de utilizar os de fibras naturais, apenas requer um maior cuidado antes de comprar. Ou seja, verifique se o tipo de material não encolhe após a primeira lavagem, tendo a certeza de que não irá perder tecido, consequentemente.
Para diminuir a claridade ou impedir em 100% que a luz adentre o ambiente, recomenda-se a utilização do blackout.
Esse tipo de cortina pode ser instalado sozinho ou ter um tecido mais fino o sobrepondo, como no caso o voil, que é leve e também transparente.
Aconselha-se colocá-las nos quartos, dando mais comodidade durante o seu sono.
Um outro tecido bastante utilizado é o Blackout. Ele é escuro e ideal para impedir a passagem total da luz, por conta de seu material grosso e feito de poliéster.
A utilização no quarto cria um aspecto íntimo e aconchegante. Mas para controlar a luminosidade é indicado a utilização desse tecido juntamente com o Voil, trazendo também uma leveza ao local.
Uma maneira de deixar o ambiente com um aspecto mais moderno e um certo requinte, é na escolha do tecido de seda, no qual também pode ser utilizado para compor a decoração do quarto.
Existe também o tecido Shantung, que traz consigo uma leveza e maciez, além de um tradicional toque chinês.
Um tecido bastante utilizado na decoração de seu escritório é tecido de linho. Ele pode ser combinado com os modelos e se adequa muito junto com as persianas.
Para a decoração do quarto das crianças, o mais indicado é o tecido de sarja, por conta de sua leveza, o que o difere dos demais.
Qual a cor e altura mais indicada?
Se tratando da altura, o ideal é que ela vá do chão até o teto, pois passa a ideia da parede ser mais alta, do espaço ser maior, ampliando o ambiente. Mas tenha cuidado, pois elas não devem arrastar no chão, apenas toca-lo.
As cortinas curtas só são indicadas em situações em que há um móvel ou uma bancada abaixo da janela e não tem como usar uma cortina longa.
Quanto a cor não há uma regra definida, apenas recomenda-se que haja uma harmonia entra a cortina e os móveis que compõem aquele ambiente. Porém as tonalidades mais claras trazem uma leveza para aquele espaço, mas isso não implica em dizer que a mistura de duas cores e tons diferentes não possa vir a ser uma opção, sendo uma ótima dica para complementar a sua sala.
Fica a dica:
É importante lembrar que as cortinas servem para compor o ambiente, dando um destaque naquele espaço, unindo privacidade com estilo, sem perder o aconchego e a identidade do lar.
Continue nos acompanhando e até o próximo.