6 dicas para sua decoração de inverno na sala
6 dicas para sua decoração de inverno na sala
Prepare-se para a estação mais aconchegante com ideias práticas e de fácil execução!
Transformar ambientes de acordo com o clima não é nenhuma novidade. Em período mais quentes, como o verão e a primavera, a tendência é deixar tudo mais leve – da decoração à composição dos móveis. Nos meses mais frios do ano, o objetivo é tornar salas e dormitórios mais aconchegantes para receber a baixa temperatura com maior proteção.
Nada impede, entretanto, que suas escolhas tragam mais personalidade para a sua sala de estar, por exemplo. Esse artigo foi pensado para você que deseja equilibrar aconchego e estilo em um mesmo espaço. Confira!
1. Cores perfeitas para o inverno
Uma tendência em muitos apartamento a venda em sao paulo é a abordagem cromoterápica para a escolha dos tons dos ambientes. Enquanto cores frias e sóbrias como o gelo, o azul e o bege trazem uma sensação de tranquilidade, as cores quentes são conhecidas por sua intensidade, energia e acolhimento. Lembrando que é preciso encontrar o equilíbrio e levando em consideração a ousadia das cores quentes, escolha apenas uma parede para apostar em pigmentos como vinho, coral e laranja.
2. Revestimentos que inspiram o aconchego
Outra dica que complementa a escolha para as paredes é a utilização de texturas aconchegantes para o revestimento de sofás, poltronas e cadeiras. Tecidos inspirados em técnicas artesanais como o tricô em cores mais sóbrias, a escolha por móveis de madeira e as cortinas em materiais mais pesados, como o plush ou o veludo dão aquela sensação de “casa de campo” – ideal para quando chega o frio.
3. Abuse dos tapetes em sua composição
O conforto proporcionado por tocar com os pés descalços sobre uma superfície felpuda é parte integrante da composição de inverno – ainda mais hoje em dia, com tantos interiores revestidos com piso frio. Vale ressaltar que cidades grandes e urbanas como São Paulo possuem muitos habitantes alérgicos, então a pesquisa por um material que irrita menos o nariz, como o nylon, além de não acumularem poeira, são muito fáceis de limpar.
Outra dica valiosa antes de fazer um investimento é definir o tamanho correto do tapete antes mesmo de entrar em uma loja. Para isso, basta medir a área do espaço onde pretende posicioná-lo!
4. Espalhe mantas e almofadas pelo ambiente
Um aspecto que confere tanto beleza quanto praticidade no que diz respeito a deixar a sua sala bem quentinha é a utilização de almofadas de tamanhos variados com capas que emanam mais calor, como a lã. Para finalizar o ambiente, aposte nas mantas jogadas pelos sofás e poltronas. Além de protegerem a sala das temperaturas mais baixas, elas dão um novo estilo para o seu sofá!
5. Flores e plantas dão um toque final
Mesmo com o frio chegando e a necessidade de equipar os cômodos para combatê-lo, é indispensável a presença de flores no ambiente. Além do charme único, elas equilibram a temperatura da sua casa e deixam o clima agradável.
Espécies como a camélia, a orquídea e a gardênia só florescem no inverno e portanto, ficam muito mais bonitas nessa época do ano. Lembrando que flores e plantas precisam de atenção, então faça uma rápida pesquisa sobre os cuidados necessários antes de trazê-las para casa!
6. O inverno sempre acaba!
Na hora de pensar em melhorias que podem ser realizadas para deixar sua casa preparada para o inverno, leve em consideração que a estação seguinte se dá apenas três meses depois! Então opte por iniciativas simples e facilmente substituíveis, como as listadas nesse artigo.
Sucesso em seu projeto!