4 formas de lavar o edredom de casal
Uma das coisas que mais geram dúvidas quando vamos morar sozinhos é sobre como lavar as peças da nossa casa. E não é para menos, já que há uma série de peculiaridades que devem ser observadas para não estragar cada material.
Se este é o seu caso e você está cheio de dúvidas, veja então 4 formas de lavar o edredom de casal e evitar problemas futuros, além de facilitar a sua vida!
1. Lavar o edredom na máquina
Lavar o edredom de casal na máquina pode ser a forma mais fácil, já que ela praticamente faz tudo sozinha. Porém, antes de pensar em colocá-lo no aparelho, é preciso que, em primeiro lugar, você leia a etiqueta da peça. Algumas delas, por serem mais delicadas, não podem ser lavadas assim.
Outro ponto que você deve verificar é se ela suporta o peso do edredom que você deseja lavar. Algumas máquinas não comportam o peso de algumas peças e, por isso, você não deve tentar higienizá-las dessa forma.
Caso comporte, você deve acomodar o edredom com cuidado ao redor do agitador. Coloque o sabão e amaciante (apenas se o tecido permitir) nas quantidades indicadas. Bote para lavar de acordo com a programação mais indicada para a peça. O ideal é que se utilize sabão neutro ou suave.
Não use água sanitária nos edredons, mesmo que sejam brancos, pois isso danifica a fibra do material.
2. Lavar o edredom na mão
Para peças mais delicadas ou que a máquina não comporte, o ideal é que sejam lavadas à mão. Nesse caso, dilua o sabão na água, molhe a peça e esfregue-a suavemente. É importante que, em caso de materiais delicados, você não utilize movimentos bruscos para isso, ou poderá estragá-la.
Enxague e, ao terminar de lavar o edredom, nunca faça movimentos de torção com a peça, pois isso também estraga o material. Aperte-o até que saia o excesso de água.
Lembre-se que, nos dois casos, o ideal é que você coloque o edredom de casal para secar na sombra. E também não é necessário passá-lo no ferro.
3. Levar para a lavanderia
Quando você não tem um local adequado para lavar ou secar a peça ou, então, quando ela exige cuidados extremos (edredons mais antigos ou então de materiais bem delicados ou que estejam mofados e/ou manchados), o ideal é levá-los para uma lavanderia. Nesses locais há máquinas e métodos de higienização e secagem específicos para cada tipo de material, coisa que em casa você não conseguiria, por isso, é interessante que você leve-o para profissionais.
4. Limpeza de manutenção
Você pode realizar limpezas de manutenção constantemente, para adiar a higienização mais pesada. Ela ajuda a remover poeiras, pelos e ácaros, que podem causar alergias sérias ao casal. Uma forma de fazer isso é passando um aspirador na peça de tempos em tempos. A periodicidade vai variar de acordo com as condições do seu lar (quem tem animais, por exemplo, deve fazer isso com maior regularidade).
Também é legal colocar o edredom de casal no sol por algumas horas para retirar umidade, eliminar ácaros e também evitar aquele cheiro ruim de peça guardada por muito tempo.
Se for guardá-lo para aguardar as estações mais frias, é interessante utilizar protetor de edredom. Assim você manterá a limpeza conservada por mais tempo, além de evitar o acúmulo de poeira e mofo na peça.
Gostou das dicas para lavar o edredom de casal? O que achou? Conte para nós as suas impressões nos comentários!