3 dicas de como escolher o tapete ideal para cada ambiente
Os tapetes são elementos muito importantes para a composição de decoração nos ambientes. Eles ajudam a complementar decorações, ajudam a minimizar desconforto de espaços vazios, dão charme e podem ser funcionais, oferecendo conforto para você e suas visitas, por exemplo, ao se sentarem no sofá e poderem repousar os pés em uma peça confortável com uma textura diferenciada.
Mas como escolher o tapete ideal para cada ambiente? Considere 3 dicas importantes que, quando analisadas, podem ser aplicadas nos diferentes cômodos da sua casa.
Veja a seguir.
1. Considere os espaços vazios do seu cômodo
O tapete é uma forma de conseguir harmonizar o seu ambiente para minimizar o desconforto de espaços vazios, ajudando a trazer maior equilíbrio para seu cômodo. Mas é preciso também tomar cuidado para não ir para o caminho oposto: sufocar o ambiente por falta de espaço vazio.
Mas como evitar problemas neste tipo de questão? Normalmente eles devem passar, aproximadamente, 20 centímetros do móvel que ficará em cima do tapete. Por exemplo, se você vai colocá-lo abaixo da mesa de jantar, o tapete deve ser 20 centímetros maior do que o espaço que ela ocupa, no mínimo. Para não extrapolar, deve extrapolar, no máximo, 30 centímetros em cada cômodo.
2. Analise a paleta de cores do seu ambiente
A escolha do tapete precisa passar por combinar com o seu ambiente e paleta de cores, gerando equilíbrio com o restante da decoração. Por exemplo, se você tem um ambiente em tons neutros, pode contar com opções mais ousadas, como tapetes com estampas geométricas.
Já aqueles que tenham uma perspectiva mais colorida (como decoração retrô) e que, portanto, tenham já no ambiente peças mais coloridas. Nesse caso, opções mais neutras podem ajudar a manter o equilíbrio no local, sem causar desconforto.
Lembre-se que se há algum elemento que você deseja destacar mais no ambiente, o tapete não pode roubar sua atenção. Nesse caso, novamente, invista em peças mais neutras.
3. Considere a presença de crianças e pets
Além da beleza, é importante considerar outros pontos relacionados com o aspecto funcional e prático no uso do tapete no dia a dia. Por exemplo, se você tem crianças e/ou pets em casa, é importante considerar alguns pontos, entre eles:
- cuidado para os tapetes não derraparem. Isso porque tanto crianças correndo ao brincar, quanto os pets no dia a dia podem escorregar e passarem por acidentes, podendo até mesmo se machucarem;
- pense na questão da higienização. Nesse caso, escolha peças que sejam de fácil limpeza. Isso porque é comum que crianças, ao brincarem, possam derrubar itens (como alimentos e bebidas) no local, além de pelos de animais podem ficar retidos no tapete;
- cuidado com tapetes que podem soltar fios, pois tanto crianças quanto animais podem puxar os fios e passar por acidentes, como engolir sem querer e precisar de intervenção médica.
Essas dicas podem ser muito interessantes para você que está pensando em como complementar a decoração com essas peças. Pensar nisso ajuda na escolha para os diferentes cômodos (sala de estar, sala de jantar, quarto, escritório, entre outras possibilidades). Então aplique-as nas suas escolhas!
E quer conhecer opções interessantes de tapetes? Conheça em nosso site! Temos certeza de que você vai amar.