Os 5 erros mais comuns ao decorar um espaço em casa
Tudo bem que a decoração da casa é uma questão de estilo e, mais do que tendências e conceitos, ela deve dialogar com as preferências de cada um. De fato, existe uma liberdade que permite que as pessoas decorem as residências como mais as agrada, no entanto, é preciso tomar cuidado para não cometer erros que coloquem em risco a beleza e funcionalidade da composição.
Às vezes, no desejo de ousar, acabamos cometendo gafes decorativas que comprometem – e muito – a estética do imóvel e o aproveitamento do espaço. Para que isso não aconteça com você, listamos os erros mais comuns que acontecem ao decorar um espaço em casa. Conheça e fuja deles a todo custo!
Não seguir um conceito
Um dos erros mais graves ao decorar um espaço em casa é não seguir um conceito decorativo e acabar misturando tendências, referências e estilos de forma aleatória e sem qualquer harmonia. As decorações não precisam ser monótonas e previsíveis, mas devem ser coerentes.
Portanto, defina um conceito a ser seguido. Pode ser clássico, rústico, romântico, retrô, industrial e por aí vai! Escolhido o conceito, escolha elementos que combinem com a proposta.
Usar excesso de objetos
Tome cuidado com o uso excessivo de objetos, pois o exagero deixa o visual sobrecarregado. Na decoração de ambientes, menos é mais! Esse princípio interfere não só a estética do ambiente, como também na otimização do espaço, afinal, o volume de objetos prejudica a circulação de pessoas nos cômodos.
Vale ressaltar que para evitar esse erro, sem deixar a decoração apagada, o ideal é investir em itens funcionais, móveis bonitos e elementos decorativos suspensos, como lustres, luminárias, pendentes e nichos.
Deixar de usar as cores a favor da decoração
Mais do que embelezar os ambientes, as cores causam efeitos visuais e sensações. Nesse sentido, é fundamental saber usar as tonalidades a favor ao decorar um espaço em casa. Um erro grave, por exemplo, é o uso de cores escuras em espaços compactos, pois cores como preto, grafite e marrom fazem os ambientes parecerem menores do que realmente são.
Para criar o resultado de amplitude, é melhor investir em cores claras, como branco, bege ou amarelo bem clarinho. Desse modo, a casa fica mais iluminada e parece maior visualmente. Intensifique esse efeito inserindo espelhos no ambiente!
Exagerar no mix de cores e estampas
A linha entre o bom e o mau gosto na decoração de ambientes é muito tênue, por isso, é preciso planejar as escolhas e composições. O mix de estampas e cores está em alta, mas é necessário tomar cuidado para não exagerar na dose e acabar misturando propostas que não têm nada a ver. Quando for usar mais de uma estampa no ambiente, é importante que as tonalidades fiquem harmoniosas entre si. Nesse caso, escolher uma cor que se repita nas duas estampas é uma ótima estratégia para não errar.
Outra regra de ouro é apostar em bases neutras (pisos, paredes e móveis) e optar pelas estampas e cores mais chamativas apenas em detalhes, como almofadas, vasos, tapetes, mantas e colchas .
Móveis de tamanhos errados
Muitas pessoas compram os móveis sem fazer um planejamento ou medição prévios. O resultado disso, muitas vezes, é uma mobília linda, que aparenta inadequada para o espaço. Ambientes amplos pedem móveis maiores e em maior quantidade. Ambientes menores, pedem móveis igualmente menores. É tudo uma questão de proporção e aproveitamento de espaço ao decorar um espaço em casa.
Quanto à disposição dos móveis, o ideal é que haja, no mínimo, 90 centímetros entre eles para preservar a área de circulação.
E aí, você já cometeu algum desses erros ao decorar um espaço em casa? Tem dúvida se alguma outra composição ou escolha é correta ou incorreta? Comente! Teremos o maior prazer em ouvir suas opiniões e esclarecer suas dúvidas!