Tinta, papel de parede ou adesivos: saiba como utilizá-los na decoração da casa
Está cansado do visual da sua casa e pretende renovar os ambientes? Quer quebrar a monotonia da decoração de ambientes, mas sem ter que recorrer a obras de reforma e construção? Deseja mudar a cara do seu lar doce lar sem barulho, quebra-quebra, entulho e gastos excessivos? Saiba que é plenamente possível redecorar seu imóvel de forma simples, prática e econômica. Basta recorrer a opções como tinta, papel de parede e adesivos. Quer saber quando usar cada uma dessas alternativas na decoração da casa? Então continue lendo o nosso artigo!
Tinta: versatilidade e economia
Não é novidade que pintar as paredes se configura como um jeito simples e rápido de transformar os ambientes. O melhor de tudo é que nem precisa ser profissional para fazer uma boa pintura. Reunindo a família, protegendo os móveis, preparando corretamente a superfície a ser pintada e usando bons materiais, dá para pintar a casa e mudar completamente a aparência dos cômodos em dois tempos. Veja algumas especificidades da tinta na decoração:
Vantagens da tinta
Material de preço acessível, fácil aplicação, rápida secagem e que permite versatilidade no uso. Você pode mudar a decoração de um cômodo somente mudando sua cor.
Tipos de tinta
Vários são os tipos de tinta disponíveis para usar na decoração da casa: óleo, látex, texturizada, epóxi, esmalte, isolante térmica, emborrachada, lavável.
Como usar na decoração
A tinta pode ser usada na pintura de ambientes internos ou externos, na texturização de paredes, na reforma de móveis e também na renovação de azulejos. O principal requisito para usar a tinta na decoração da casa é saber escolher as cores da tinta a favor do ambiente, já que as tonalidades criam efeitos e sensações.
Tons claros, por exemplo, ajudam a ampliar visualmente espaços compactos, enquanto tons mais escuros tornam o ambiente acolhedor. As cores sóbrias e neutras tornam os cômodos mais sérios e tranquilos. Já as cores abertas e vibrantes iluminam a decoração da casa e trazem um toque de irreverência ao projeto.
Papel de Parede: elegância a toda prova
O papel de parede também é uma maneira interessante de decorar e renovar espaços, porém é um material mais caro e sofisticado do que a tinta. Não deve ser usado para revestir ambientes por completo, mas para criar detalhes elegantes.
O papel de parede pode ser aplicado sem intervenção de profissionais, mas como exige muita precisão para fazer o encaixe das estampas e evitar enrugamentos, o ideal mesmo é que a aplicação seja feita por especialistas. Confira algumas particularidades desse material:
Vantagens do papel de parede
O papel de parede conta com uma ampla variedade de cores, estampas e texturas. Tem potencial decorativo e também dura bastante.
Tipos de papel de parede
Os tipos de papel de parede utilizados na decoração da casa são o Tradicional, Tecido Não Tecido e Vinílico. Podem ser lisos, brilhantes, matificados, com relevo ou sem relevo.
Como usar na decoração
Ao contrário do que muitos pensam, o papel de parede não precisa ser usado unicamente para revestir paredes. Ele pode ser usado para renovar tampos de mesa, portas de armário e outros detalhes da casa.
Ele também pode ser aplicado em áreas úmidas, como banheiro, cozinha e lavabo, mas nesse caso, deve ser utilizado um papel impermeabilizado, com cobertura vinílica. Nos quartos e salas, você pode usar adesivos tradicionais, sejam eles lisos, listrados, com arabescos, adamascados, poás, etc. Vale lembrar que as listras verticais são estampas clássicas, que criam a sensação de que o pé direito é mais alto.
Adesivos: praticidade e irreverência
Os adesivos não são unanimidade na decoração da casa. Eles dividem opiniões e há quem ame e quem odeie essa proposta. Mais simples e popular do que a tinta e o papel de parede, essa alternativa tem o seu lugar no design de interiores. É só saber onde aplicar!
Os adesivos recortados, o envelopamento de eletrodomésticos e móveis e as impressões digitais são bem-vindos na decoração da casa, mas seu uso deve ser planejado e precisa dialogar com o restante da decoração.
Vantagens do adesivo
O adesivo é um produto de baixo custo, fácil impermeabilização e rápida aplicação.
Tipos de adesivo
É possível encontrar dois tipos de adesivos no mercado: com base acrílica e adesivo com base emborrachada.
Como usar na decoração
Uma casa cheia de adesivos não fica elegante, mas a adesivação pontual pode dar um toque de personalidade aos espaços, principalmente em áreas mais informais, como quartos infantis e home theater. Nos dormitórios de crianças vale colocar adesivos de flores, bichinhos, estrelas, etc. Na área gourmet dá para inserir frases ligadas à gastronomia ou silhuetas de utensílios. Na sala de televisão cabe inserir adesivos de claquetes e rolos de filme.
O melhor da técnica de adesivação é poder soltar a imaginação e criar ambientes completamente diferentes com a ajuda desse material.
E aí, você gostou do nosso artigo? Decoraria sua casa com tinta, papel de parede ou adesivos? Vale muito a pena usar as três opções para agregar beleza e personalidade aos ambientes da sua casa! Compartilhe suas opiniões e experiências com a gente!