4 dicas para escolher a cortina ideal para cada ambiente de sua casa
O uso de cortinas na casa vai um pouco além do que bloquear o excesso de sol ou luz externa para o ambiente de sua casa. Essas peças dão um certo movimento e leveza para o lar e, justamente por tal razão, precisam ser escolhidas com atenção.
Você já se pegou na dúvida sobre qual tecido, cor ou tamanho usar nas cortinas da sala, quartos ou até mesmo no banheiro? Confira então essas quatro dicas infalíveis que lhe ajudarão nesse processo de escolher a cortina ideal para cada ambiente de sua casa!
1. Saiba exatamente onde você vai usar a cortina que escolheu
Em alguns casos pode até dar certo, mas na maioria das vezes, aquela cortina da sala não cai muito bem quando utilizada no quarto, no escritório ou em outro ambiente de sua casa. Então a primeira dica para jamais errar na escolha da cortina ideal para cada ambiente da sua casa é saber exatamente onde serão colocadas cada uma delas.
Perceba que cortinas para cozinha, por exemplo, podem brincar um pouco mais com as cores fortes e estamparias de flores e frutas. As dos quartos também, mas tudo vai depender da decoração do ambiente. Já as cortinas da sala, precisam de uma sobriedade maior. Elas não podem passar desapercebidas, mas também não devem ser o foco do cômodo.
2. Não compre uma cortina sem saber as medidas certas do local
A não ser em casos onde há um designer de ambientes que fará a visita na sua casa, é imprescindível que você meça com atenção todo o local onde ficará a cortina ideal, antes de adquirí-la. Jamais compre uma peça para qualquer ambiente de sua casa apenas contando com a sorte ou com uma suposição de tamanho.
A falta de pano nas laterais ou no pé da cortina não orna muito bem e passar uma impressão que a peça não foi feita para aquele local. O mesmo vale para tecidos em excesso. Cortinas grandes demais vão deixar o ambiente de sua casa bem pesado e até grosseiro. Uma boa dica para não errar no tamanho da cortina ideal para cada ambiente da sua casa é dar um espaçamento de 20 a 50 centímetros de folga para cada um dos lados.
3. Observe o material utilizado no seu desenvolvimento
Cada ambiente de sua casa pede uma cortina diferente e também com material diferente. As cortinas da sala, por exemplo, podem ser de tecido, mas se você usa TV no cômodo e gosta de deixá-lo mais escuro e confortável, ter um bloqueio para iluminação é uma característica indispensável. Os modelos blackout e corta luz são sempre os mais buscados para esses casos.
Já para cortinas de cozinha a situação muda um pouco. O material precisa ser lavável e com muita praticidade nessas horas. Como o local sempre acumula mais sujeira e gordura, ele demanda cortinas com boa durabilidade e que não se estraguem na segunda ou terceira lavagem. Aquelas da área de serviço devem seguir a mesma regra e ainda serem resistente ao calor tradicionalmente encontrado nesse local.
4. A cor é um diferencial
Assim como você precisa pensar nas cores das paredes de um ambiente de sua casa, o mesmo deve acontecer com as cortinas. Elas não precisam combinar diretamente com as cores dos móveis que você utiliza em cada cômodo, mas devem estar ligados ao estilo.
Se não quer errar jamais, a escolha deve ser feita sempre por tecidos em tonalidades mais claras. Para quem não gosta do branco, tons off White, caramelo ou terrosos caem muito bem para a cortina ideal para qualquer lugar da casa.
As cortinas mais escuras já dão um charme muito bom ao ambiente. Para quarto elas são perfeitas, pois elevam o poder de conforto. Contudo, elas são mais fáceis de desbotar, então devem ser evitadas se o cômodo for muito ensolarado.
Agora que você já sabe como escolher sem erro a cortina ideal para cada ambiente de sua casa, que tal contar para a gente qual o seu modelo favorito? Compartilhe sua opinião!