7 dicas para lavar e conservar por mais tempo as roupas de cama
Quando a gente tem uma casa só nossa, é comum cuidarmos bem dela. Passamos a tarde toda organizando móveis, limpando cômodos e imaginando um outro item de decoração para aquele nosso cantinho favorito. Nesse devaneio do lar, acabamos esquecendo que cuidar da roupa de cama também é uma tarefa importante, afinal, um lençol bem cuidado e bonito também é considerado um item de decoração. Pode dar mais vida a um quarto e alegrar o ambiente.
Você sabe como fazer para que suas roupas de cama durem por mais tempo? Nós separamos algumas dicas para ajudar você nesta missão. Confira logo abaixo!
Separe as roupas de cama das de banho
As roupas de cama e de banho são feitas de matérias completamente diferentes. Lavar as duas juntas, vai desenvolver aquelas bolinhas desagradáveis que grudam nos tecidos. Isso acontece porque as fibras de um tecido mais robusto, como uma toalha, se soltam durante a lavagem e acabam grudando nos tecidos mais leves do lençol. Portanto, separe a lavagem dos dois materiais, seja na máquina ou na mão.
Não sobrecarregue sua máquina de lavar
Se você colocar muitas peças de roupa de cama ao mesmo tempo na sua máquina de lavar, ela pode não dar conta de lavar tudo de modo eficaz. Isso vai resultar em uma roupa de cama que não foi devidamente limpa e, consequentemente, com menor tempo de vida útil – já que a sujeira acelera o processo de envelhecimento desses tecidos.
Para evitar essa situação, fique de olho nos limites de quilos de roupas que podem ser colocados na sua máquina. Geralmente eles vem descritos na tampa do eletrodoméstico.
Não deixe as roupas lavadas dentro da máquina
Sabemos que a sua rotina diária pode ser corrida e encontrar o tempo para tirar as roupas de cama da máquina, na hora em que ficam prontas, pode ser um desafio. Entretanto, deixá-las úmidas em um ambiente fechado, pode resultar em proliferação de mofos e desgaste das fibras do tecido.
Portanto, evite deixar as roupas de cama prontas dentro da máquina por muito tempo. Retire-as assim que terminar para que tenham uma secagem adequada.
Lave os lençóis leves dentro de um saco próprio para higienização
Você não vai colocar os seus lençóis mais leves em um saco plástico e colocar na máquina de lavar, mas sim optar por um saco de tecido. Essa estratégia vai proteger as fibras da roupa de cama, evitando o contato direto com as laterais ásperas da máquina de lavar. Essa prática vai proteger melhor sua roupa de cama, prolongar sua qualidade e aumentar sua vida útil.
Evite alvejantes a base de cloro
O cloro é um verdadeiro veneno para os lençóis e roupas de cama, pois para tirar manchas ele ataca as fibras do tecido, tornando-as mais frágeis, ásperas e com aspecto de velhas. Prefira alvejantes que não tenham cloro em sua composição para proteger suas roupas de cama.
Manchou? Limpe imediatamente
Se algum acidente acontecer no tecido – como cair gotas de alguma bebida ou secreção – limpe a sua roupa de cama imediatamente para evitar que ela fique marcada. Se você deixar uma mancha secar ela pode danificar o tecido de maneira permanente. Você também pode contar com a ajuda de um removedor de manchas (que não seja a base de cloro) para aplicar em situações de emergência.
Fique atenta as instruções da etiqueta
Ler a etiqueta de uma roupa de cama é um hábito que ninguém tem, mas é a dica mais importante para conservar esses materiais por mais tempo. Cada tecido tem uma indicação de conservação e lavagem que você deve obedecer. Repare bem na etiqueta da próxima lavagem para saber se você pode usar algum produto específico, se pode lavar todo o conteúdo na máquina ou até se pode usar ferro para passar aquele lençol.
Acreditamos que com a ajuda dessas dicas você vai manter a qualidade das suas roupas de cama e seu cômodo mais bonito – sem falar na economia que vai obter ao aumentar a vida útil desses tecidos, não é mesmo?
Você gostou das nossas dicas para lavar e conservar por mais tempo as roupas de cama? Conte para a gente!