Feng Shui: aprenda a energizar positivamente a sua casa
A escolha e a disposição da mobília, bem como outros objetos decorativos, podem fazer a diferença no fluxo de energia do seu lar. Para encontrar o equilíbrio necessário e trazer mais positividade aos cômodos da casa, uma alternativa é utilizar o Feng shui.
Filosofia tradicional chinesa, o Feng shui – que significa vento e água – se baseia na energia dos elementos da natureza para trazer harmonia aos ambientes e, por consequência, felicidade, prosperidade, saúde e paz para os moradores.
Elementos da natureza na estrutura e nos móveis da casa
No Feng shui, a utilização de materiais provindos da natureza é imprescindível. Portanto, uma das alternativas na hora de decorar é a madeira. Ela pode ser utilizada tanto na mobília como na parte estrutural, como escadas, portas, janelas e etc.
Outra opção de elemento natural para a mobília é o metal. Já as pedras também servem para a parte estrutural da casa como nas pias da cozinha e do banheiro, e até mesmo no piso dos cômodos. A água é outro elemento importante e, neste caso, a dica é utilizar uma fonte. Ela pode ser instalada na sala ou na área externa da casa, no meio do jardim, por exemplo.
Excessos atrapalham o fluxo de energia no Feng Shui
Além de apostar nos elementos da natureza, ao escolher a mobília, o feng shui propõe que tudo aquilo que for dispensável seja jogado fora ou doado a alguém. Portanto é preciso se livrar de jornais e revistas velhas, objetos quebrados, desbotados, lâmpadas queimadas entre outros. Isso porque acredita-se que eles roubem a energia.
Mantenha tudo sempre muito limpo para manter os bons fluidos
Dentro da filosofia Feng shui a limpeza da casa é importante para manter os bons fluídos. Isso não significa apenas lavar a louça ou manter a higiene nos banheiros, por exemplo.
Paredes bem pintadas, piso lustroso também fazem parte dessa limpeza toda, assim como manter as lixeiras sempre muito bem fechadas.
As cores também fazem a diferença
Saber qual a cor ideal para cada cômodo da casa também fará a diferença. O quarto, por exemplo, que é um local de repouso, precisa transmitir sensação de paz. Para tanto, o verde e o azul são as cores mais adequadas, bem como o branco.
Já a sala de estar, onde as pessoas geralmente se reúnem para conversar, pode ter tons mais fortes como o vermelho e o laranja. Se achar demais pintar uma parede dessa cor, aposte nos objetos decorativos.
A cozinha, onde se prepara os alimentos e muita gente faz as refeições, precisa de uma cor vibrante que estimule o apetite como o amarelo.
A disposição da mobília em alguns cômodos da casa
A maneira como os móveis estão dispostos nos cômodos permitem um melhor fluxo de energia. O sofá, por exemplo, deve ficar virado para porta de entrada, a fim de que, a pessoa que chegue se sinta acolhido. Ao contrário do que acontece na sala, no quarto a cama deve ficar longe da porta. Isso porque a ideia é se distanciar do que está fora deste ambiente.
Ainda no quarto, a recomendação é que os espelhos fiquem distante da cama, de preferência dentro dos armários. Eles interferem no fluxo de energia. Na cozinha, onde os alimentos são preparados, o ideal é manter o fogão sempre limpo e longe das lixeiras para manter os bons fluidos e a prosperidade.
O Feng shui tem várias regras com o objetivo de trazer paz, saúde e prosperidade ao lar e seus moradores. Pode ser adaptado para qualquer cômodo, sem dificuldade. E então? Gostou do nosso artigo. Ajudou a esclarecer as suas dúvidas? Conte para nós.