9 dicas para decorar ambientes pequenos
Todo cômodo da sua casa pode ser muito bem decorado independente do tamanho. Quando se fala em imóveis pequenos, cada centímetro é precioso e importante, por isso, pensar na decoração é fundamental. Dá para ter um resultado incrível sem precisar ser um expert em decoração. Veja como decorar ambientes pequenos com as nove dicas abaixo.
Tenha apenas o necessário
Se o espaço é pequeno, então tenha em mente que nada em excesso deve fazer parte da decoração. Escolha os itens essenciais e busque por aqueles que tragam mais praticidade para o ambiente. O que não está em uso há mais de um ano já se torna dispensável e pode ser trocado, vendido ou doado.
Evite uma decoração muito colorida
Para quem gosta de papéis de parede muito estampados ou cores com variações, deve deixar de fora essa opção na hora de decorar ambientes pequenos. Tons de cores monocromáticas ou estampas bem delicadas e sem destaque algum devem ser prioridade. Isso também se aplica a roupas de cama, almofadas e toalhas de mesa.
Aposte em espelhos e vidros para decorar ambientes pequenos
Os espelhos elevam a sensação de estar em um ambiente maior. Se você trabalha um bom espelho com a luz natural do espaço, a decoração de ambientes pequenos será ainda melhor favorecida. Os móveis feitos a partir do vidro também trazem essa sensação de o ambiente ser visualmente maior e mais claro.
Saiba distribuir os móveis do cômodo
Além de deixar visualmente mais bem dividido, evita aquela sensação de espaço muito cheio. Na hora de decorar ambientes pequenos, distribua todos os móveis pelo cômodo, de forma que eles deixem o espaço prático e de boa circulação.
Evite peças grandes em grande quantidade
Para decorar ambientes pequenos a regra é bem simples: peças grandes em pequenas quantidades ou peças pequenas em quantidade considerável. Se você não tem tanto espaço e começa a acomodar móveis muito grandes na sua sala, quarto, cozinha, o resultado será uma decoração desconfortável visualmente não pelos móveis, mas pela organização errada.
Dê preferência à móveis suspensos
Os móveis suspensos liberam muito espaço para circulação e fazem com que você aproveite muito mais o cômodo. Fixe a televisão na parede e invista em prateleiras em vez em estantes muito grandes, por exemplo.
Objetos decorativos dão o toque final
Quadros, abajures, luminárias em geral, mesinhas de canto, bibelôs e outros itens decorativos fazem toda diferença na hora de decorar um ambiente pequeno. Você pode aproveitar para dar cor ao espaço e deixá-lo mais colorido. Cuidado apenas com o excesso.
Móveis funcionais são essenciais
Os móveis funcionais fazem toda diferença na decoração de ambientes pequenos. Eles substituem duas ou mais mobílias, liberando espaço para ser melhor aproveitado. Além disso, podem ainda favorecer a organização, deixando-a muito mais prática e rápida de ser feita.
Otimize os cantos da sua casa
Em alguns casos, os cantinhos da casa não são tão otimizados e acabam se transformado no “espaço da bagunça”. Se tem aquele quarto que não usa, transforme-o em um escritório, segunda sala ou qualquer outro ambiente que libere os demais tanto em circulação, como em espaço mesmo.
Agora é só começar a decorar o seu ambiente pequeno e ver a transformação acontecer! Gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário!
Está se preparando para casar? Confira o nosso checklist para montar o seu enxoval!