Uso de amaciante nos tecidos: saiba como usar!
Quem não gosta do cheirinho de amaciante nas roupas, não é mesmo? Afinal, as peças quando estão perfumadas podem passar uma sensação afetiva muito boa, deixando você mais feliz no dia a dia.
Mas como usar amaciante nos tecidos? Trouxemos as principais informações sobre o assunto para você tirar suas dúvidas sobre o tema e manter suas roupas sempre cheirosas no dia a dia. Boa leitura!
Utilize as proporções indicadas
Um erro muito comum de quem vai utilizar amaciante nos tecidos é errar a proporção. Isso faz com que as roupas possam ou não ficarem com o cheirinho gosto que você queria (quando utilizadas em proporções menores) ou, então, fique pesada ou ainda possa manchar.
Por isso, sempre leia o rótulo e utilize as proporções indicadas. Mesmo que tenha a vontade de colocar um pouquinho a mais para potencializar o cheiro, esse não é o melhor caminho. Continue lendo, pois traremos uma dica bem legal ao final para ajudar nisso!
Cuidado com as manchas de amaciante
Muitas vezes a roupa pode ficar com manchas de amaciante nos tecidos, principalmente, se ele foi aplicado diretamente na peça (quando você faz a lavagem a mão ou quando a máquina não possui o dispenser específico para amaciante).
Se isso acontecer, não se desespere, que é possível contornar! Nesse caso, basta que você deixe a peça um tempo em água fria e limpa, de molho. Não coloque sabão ou outro produto de limpeza.
Após um tempo, esfregue a área que estava manchada com um pouco de sabão neutro. Você vai perceber que a mancha vai sumir.
Cuidado com os tecidos que não podem passar pelo amaciante
Há alguns tecidos que não recebem bem os amaciantes, sabia disso? Pois é! Quando você utiliza o produto neles, pode correr o risco de danificar permanentemente a peça. Estão entre eles:
- roupas de banho (diminui a durabilidade e minimiza a capacidade de absorção de água do tecido);
- roupas esportivas (nesse caso, temos amaciantes focados para roupas para práticas de atividades físicas. Priorize esse uso);
- microfibra para peças de limpeza, como panos e guardanapos de pano(as peças podem ter as fibras entupidas e, assim, diminuir a capacidade de limpeza do tecido);
- tecido anti-inflamável (normalmente utilizado para pijamas e uniformes, e pode diminuir a resistência à chama do tecido).
Faça água de amaciante para perfumar sua casa
Muitas pessoas querem saber como manter o cheirinho de amaciante nas peças por mais tempo. Para isso, trazemos uma dica bem interessante e que pode ser aplicada principalmente para suas roupas de cama e cortinas, para mantê-las sempre cheirosas: é a chamada “água de amaciante”, que você pode deixar em um borrifador e aplicar sempre que necessário. As proporções são:
- ¼ de parte de amaciante;
- 1 parte de álcool;
- 2 partes de água.
Por exemplo, se você vai colocar 200ml de água, coloque 100ml de álcool 25ml de amaciante. Misture bem e borrife tanto nas roupas no varal quanto nas roupas de cama e cortinas. Seguir essa proporção é importante, justamente, para evitar manchas nas peças.
Com essas dicas sobre como usar amaciante nos tecidos, você vai arrasar nos cuidados no dia a dia e evitar ter dores de cabeça. Gostou do que trouxemos para você aqui hoje? Então aproveite e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e leve-o para mais pessoas!