Dicas para escolher itens de decoração para seu apartamento
Esteja você querendo decorar um apartamento antigo, alugado ou que acabou de comprar, esse artigo é para você
Crédito da imagem: Fotoaibe/Pexels
Você acabou de comprar apartamento novo, assinou um contrato de aluguel ou mudou-se para uma nova cidade.
Você se apaixonou pelo espaço que se tornará o seu novo lar, mas no exato momento em que pensa em decorá-lo do zero, fica sobrecarregado de opções e decisões. O pior de tudo, para variar, é que com a alta do dólar e a subida nos preços, você acabou ficando sem muito dinheiro para a decoração do ambiente.
É por isso que, considerando que só a tarefa de comprar apartamento já é cara e difícil, oferecemos abaixo algumas dicas de decoração que irão lhe ajudar a fazer com que o seu apê pareça bonito e prático, sem ter que gastar uma fortuna para isso.
Dica nº 1: Inspire-se
O primeiro passo para decorar é saber para onde você está indo – e, para fazer isso, você precisa ter um plano. Comece com a inspiração: imagens de interiores, móveis que você ama, texturas e materiais. Agrupe tudo em uma pasta ou quadro do Pinterest para manter uma visão clara e coerente em um espaço.
Dica nº 2: Invista nos essenciais
É importante gastar dinheiro em itens mais caros, como sofás, camas e mesas de jantar. Você sempre pode colocar neles acessórios baratos, como almofadas, roupa de cama e iluminação para decorá-los um pouco mais.
Dica nº 3: Priorize cômodos
Ao se mudar para um novo apartamento, a sua primeira tarefa é escolher dois espaços que você deseja priorizar. A sala de estar e o quarto são provavelmente os dois cômodos mais importantes e também podem ser os que exigem mais investimento.
Independentemente de quais salas você deseja decorar primeiro, visualize como você usará a sala antes de decorá-la. Concentre-se na qualidade sobre a quantidade.
Dica nº 4: Compre itens que possam ser carregados com você para onde for
Se você é solteiro e este é o seu primeiro apartamento, é provável que você se mude nos próximos anos caso tenha filhos ou simplesmente decida se casar.
Um sofá ou cama bem feitos podem acompanhá-lo, mas você não vai poder levar o papel de parede. Da mesma forma, não faz sentido gastar em cortinas personalizadas que não cabem nas janelas da maioria das casas para comprar disponíveis para famílias de três ou cinco pessoas.
A arte, por outro lado, tem um enorme impacto em um espaço e poderá ser levada às próximas casas para comprar que você venha a adquirir. Portanto, não deixe para trás as pinturas originais de seus artistas favoritos, porque nada vai fazer um espaço ser mais a sua cara do que a arte pessoalmente curada por você.
No entanto, isso não precisa custar muito. Molduras personalizadas podem levar qualquer item decorativo banal para o patamar de um singelo tesouro pessoal.
Assim como as obras artísticas, os tapetes também têm grande importância em uma casa e podem ser levados com você pra onde você for. Para muitos designers de interiores, os tapetes são obras de arte para o chão e uma ótima maneira de ajudar a definir diferentes áreas dentro de um espaço, além de adicionar um toque de cor, padrão e textura.
Dica nº 5: Atualize a sua iluminação
Pode não ocorrer à maioria das pessoas trocar as luminárias existentes, mas mudar a iluminação é muito mais fácil do que você pensa e pode causar um grande impacto decorativo em qualquer ambiente. Além do fato, claro, que é muito fácil levar os seus lustres com você se precisar se mudar um dia.
Dica nº 6: Não gaste muito em acessórios que precisam ser trocados constantemente
Não gaste muito o seu orçamento em travesseiros, cobertores ou toalhas – ou em qualquer outra coisa que você saiba que precisará substituir regularmente.
Nosso gosto em decoração pode às vezes mudar tanto quanto nosso gosto ou tendências de moda, e se você souber economizar nesses itens agora, poderá comprar mais deles depois caso queira, de forma fácil, atualizar a decoração do seu apartamento.
Dica nº 7: Siga a linha vintage
Buscar por itens de decoração vintage ao invés de procurar por peças decorativas novas pode demorar um pouco mais de tempo e esforço, mas a recompensa é grande quando você encontra itens de qualidade a um preço incrivelmente acessível.
Entenda, no entanto, que não se trata apenas de economizar dinheiro: peças vintage adicionam personalidade a um espaço. É só observarmos fotos padrões de apartamentos à venda para percebermos que uma residência, apesar de bonita, pode parecer impessoal e sem vida quando há apenas móveis e itens decorativos no local.
Portanto, se você quer uma casa quente, acolhedora e convidativa, uma boa regra é sempre ter pelo menos 25% de móveis usados, vintage ou de segunda mão.
Dica nº 8: Não se esqueça da sua cozinha
Você pode fazer muito com objetos do cotidiano para animar a sua cozinha. Um par de garrafas de vinho estrategicamente colocadas (podem ser aquelas de R$ 10,00 do supermercado mesmo), uma cesta de frutas ou uma boa tábua de cortar acrescentará cor e calor a qualquer balcão.
Guardar rolhas e colocá-las em uma tigela é outra forma barata de adicionar um item decorativo (e aromático!) bem diferenciado para a sua cozinha.
Quando se tratar de copos e louças, o aconselhamento é que tudo seja simples. Taças de vinho sem caule, por exemplo, podem ser usadas para todos os tipos de bebidas, então você não precisa gastar espaço ou dinheiro em diferentes tipos de copos.
Dica nº 9: Acima de tudo, restrinja-se ao básico
Na emoção de se mudar para aqueles apartamentos à venda que sempre sonharam, as pessoas estão sempre com pressa para fazer tudo de uma vez e preencher o espaço imediatamente com uma única viagem de compras emocionante.
No entanto, acredite: é muito melhor viver com a sua casa primeiro e entender o espaço antes de gradualmente fornecer e adicionar cor.
E aí, o que achou? Gostou das oito dicas que separamos para te ajudar a escolher melhor itens de decoração para o seu apartamento? Então compartilhe o post nas redes sociais!